Seminário


A Semana de Gestão é um evento realizado regularmente pela Escola Superior de Gestão (ESGT) do Instituto Politécnico de Tomar, no âmbito da difusão e da transferência do conhecimento, visa a interação da comunidade académica com a realidade empresarial, institucional e com a comunidade em geral. 

A XVI Semana de Gestão tem como temática central "Desafios e oportunidades da Inteligência Artificial para a Gestão", incluindo diversos painéis enquadrados nas diferentes áreas de intervenção e Missão da ESGT. 

A Inteligência Artificial (IA), através das diferentes ferramentas e metodologias que a suportam, está a progredir e a transformar de forma significativa a nossa sociedade e em especial, a alterar a forma de funcionamento das organizações.

Neste quadro, pretende-se, através de uma prestigiosa seleção de oradores, apresentar e discutir os possíveis efeitos, quer positivos, quer negativos, sobre as diversas funções de gestão das organizações. 

O programa da XVI Semana de Gestão tem por objetivo, providenciar aos estudantes, restante comunidade académica, e comunidade em geral, o contacto com abordagens e perspetivas diversas, sobre um tema que se apresenta crucial para o desenvolvimento futuro da sociedade e das organizações. 

Apela-se a uma participação ativa e empenhada de toda a comunidade académica e convidam-se todos os interessados da comunidade empresarial a juntarem-se a nós neste espaço de reflexão, debate e confraternização, de modo que, também possa contribuir para o desenvolvimento da região e do país. 

O Diretor da ESGT 

Professor Adjunto Henrique Pinho 

 

 

Programa


DIA 20 de maio de 2024


Receção aos Participantes
14h00
Sessão de Abertura
14h30
João Freitas Coroado, Presidente do Instituto Politécnico de Tomar
Henrique Pinho, Diretor da Escola Superior de Gestão de Tomar
Hugo Cristóvão, Presidente da Câmara Municipal de Tomar
Raquel Martins Costa, Presidente da União Associativa de Estudantes do Instituto Politécnico de Tomar


1º Painel

MODERAÇÃO: Eunice Lopes, Instituto Politécnico de Tomar


Oradores Convidados
15h00
Comunicação: PORTUGALIDADE (Palestra associada às comemorações do 218.º aniversário do Regimento de Infantaria n.º 15)
Coronel de Infantaria Comando (Ref.) Américo Henriques, Exército

Comunicação: Uso de Inteligência Artificial e ChatGpt na Gestão do Turismo - Exemplo prático
Filipe Machado, Coordenador do Centro de Inovação Tecnológica de Terras Trás-os-Montes

Comunicação: Gestão Inteligente na Era da Inteligência Artificial
Hugo Teixeira Francisco, Co-Fundador e Chief Marketing Officer, Grupo Portugal Green Travel










2º Painel

MODERAÇÃO: PEDRO MARQUES, INSTITUTO POLITÉCNICO DE TOMAR


Oradores Convidados
16h50
Comunicação: Realidade Virtual Terapêutica na Saúde e Bem-Estar
João Fernandes Thomaz, CEO Amplified Creations, Lda., Professor e Investigador

Comunicação: A Transformação da Função Financeira e Fiscal – Casos de uso da Inteligência Artificial Generativa
Ricardo Xavier Correia, Partner, Tax Technology & Transformation, Ernst & Young

Encerramento & Momento Musical

(Durante a sessão haverá um sorteio de prémios entre os estudantes no auditório)


3º Painel

DIA 21 DE MAIO DE 2024

MODERAÇÃO: LUÍS FRANCISCO, INSTITUTO POLITÉCNICO DE TOMAR


Oradores Convidados
09h30
Comunicação: AI For Business
Duarte Caldas, Responsável de Pré-Venda do Portfolio Data & AI and Business Automation na IBM Portugal

Comunicação: Aceitação Tecnológica de Softwares RPA na área da contabilidade
Ana Lopes, Contabilista Certificada, Mestre em Auditoria e Finanças

Comunicação: Inteligência Aumentada – Desafio Presente!
Luís Barreiro, Administrador do Grupo inCentea

4º Painel

MODERAÇÃO: RENATO DOMINGUES, INSTITUTO POLITÉCNICO DE TOMAR


Oradores Convidados
11h20
Comunicação: Contabilidade – O Impacto da Tecnologia no Desenvolvimento da Profissão
Álvaro Rei, Managing Partner na Parceiros 360 – Consultores de Gestão

Comunicação: O Contributo da Economia de Defesa Portuguesa para a Soberania Tecnológica Europeia
Catarina Nunes, Membro do Direção da EuroDefense Portugal e Economista do Gabinete de Estudos do Ministério da Economia

Comunicação: Novas formas de acesso à profissão de Contabilista Certificado
Pedro Nuno Ferreira, Vogal do Conselho Diretivo Ordem dos Contabilistas Certificados

Pausa para Almoço


5º Painel

MODERAÇÃO: FERNANDA APARÍCIO, INSTITUTO POLITÉCNICO DE TOMAR


Oradores Convidados
15h00
Comunicação: A Inteligência Artificial na Gestão das Pessoas, impactos e estratégias de implementação
Ana Rita Vilas Boas, Diretora de Recursos Humanos da SIX-FACTOR

Comunicação: A Inteligência Artificial e a Gestão de Pessoas
Luís Vaz, Partner Shanton Chase

Encerramento

(Durante a sessão haverá um sorteio de prémios entre os estudantes no auditório)


Jantar Vila Galé Collection Tomar - mediante inscrição (eunicelopes@ipt.pt)
19h30

6º Painel

DIA 22 DE MAIO DE 2024

MODERAÇÃO: HENRIQUE PINHO (DIRETOR DA ESGT/IPT) & ESTUDANTES NELSON BUGALHO & CÁTIA AFONSO, INSTITUTO POLITÉCNICO DE TOMAR


ALUMNI ESGT
09h30
ALUMNI: Sérgio Martins
Mestrado em Desenvolvimento de Produtos de Turismo Cultural
Docente da área de Turismo no Agrupamento de Escolas nº1 de Abrantes e Escola Profissional de Torres Novas

ALUMNI: Teresa Santos
Licenciatura em Turismo e Gestão do Património Cultural
Assistente de Serviço Educativo no Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota (CIBA).

ALUMNI: Nuno Carpentier
Licenciatura em Gestão de Empresas
Especialista em Sistemas de Informação

ALUMNI: Sónia Calado
Mestrado em Auditoria e Finanças
Sócia-gerente em empresa de Contabilidade e Apoio à Gestão

ALUMNI: Ricardo Gerardo
Licenciatura em Contabilidade
Consultor SAP

ALUMNI: Adriana Lopes Vassalo
Mestrado em Gestão
Consultora de Projetos

ALUMNI: Marco Maia
Licenciatura em Gestão de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional
Consultor de Recursos Humanos

ALUMNI: Filipa Ferreira
Mestrado em Gestão de Recursos Humanos
Subcoordenadora de Laboratório de Patologia Clínica

Sessão de Encerramento & Momento Musical

(Durante a sessão haverá um sorteio de prémios entre os estudantes no auditório)


Oradores


Eunice Lopes (Moderador)

Eunice Lopes (Moderador)

Luís Francisco (Moderador)

Luís Francisco (Moderador)

Fernanda Aparício (Moderador)

Fernanda Aparício (Moderador)

Pedro Marques (Moderador)

Pedro Marques (Moderador)

Renato Domingues (Moderador)

Renato Domingues (Moderador)

Henrique Pinho (Moderador/Diretor da ESGT)

Henrique Pinho (Moderador/Diretor da ESGT)

João Coroado (Presidente do IPT)

João Coroado (Presidente do IPT)

Apoios



Bacana
Biscaia
Estrelas de Tomar
Gelatomania

Hanne
Hostel 2300 Thomar
Câmara Municipal de Tomar
Nibiru

Oásis
PIC Nic Pastelaria e Gelataria
Residencial União
Tianica

Tropical
Tuk Lovers
Vila Galé Tomar

Como chegar


Como chegar a Tomar:

De comboio:

A partir da estação do Oriente ( Lisboa ). Há comboios directos para Tomar. Mais informações: https://www.cp.pt

De carro:

A partir de Lisboa - » Auto-estrada A1, seguir para A23 » Torres Novas e sair na segunda saída » Tomar.  Mesmo antes de entrar em Tomar, o IPT está localizado do lado esquerdo.

A partir de Coimbra - Auto-estrada A1. Sair na saída »Condeixa ou seguir pela »N110, ou sair para » Torres Novas e depois seguir para » A23   e sair na segunda saída » Tomar.  Mesmo antes de entrar em Tomar, o IPT está localizado do lado esquerdo.

Localização

Álvaro Reis

Managing Partner na empresa Parceiros 360 – Consultores de Gestão, Lda.
Licenciado em gestão pela Universidade de Évora em 2002, e inscrito na OCC desde 2005, foi consultor na Deloitte
durante 5 anos, na divisão BPO para o setor da Banca e Seguros. Foi Chief Financial Officer das sucursais
portuguesas do banco de investimento ABN Amro Bank e responsável pelo núcleo de gestão financeira da Oceanus
– SGFTC durante 4 anos. Posteriormente, assumiu a função de subdiretor do Banco Privado Atlântico na direção de
contabilidade e controlo de gestão. Dedica-se hoje, totalmente, à contabilidade e consultoria de gestão.


Ana Lopes

Contabilista Certificada, Licenciada em Contabilidade e Mestre em Auditoria e Finanças.

Em 2020 concluí a Licenciatura em Contabilidade no Instituto Politécnico de Tomar e iniciei a minha atividade profissional na área da contabilidade que mantenho desde então, tendo em 2021 ingressado na Ordem dos Contabilistas Certificados.

Em 2023 concluí o Mestrado em Auditoria e Finanças no Instituto Politécnico de Tomar. No âmbito da minha dissertação de mestrado realizei um estudo sobre a temática da Aceitação Tecnológica de Softwares RPA pelos profissionais de contabilidade, tendo tido a oportunidade de participar na conferência CISTI na Universidade de Aveiro com a apresentação de um artigo baseado neste estudo.

Ana Rita Vilas Boas

A atuar na Gestão de Pessoas há mais de 12 anos em Empresas de setores ligados à esfera Ambiental, à Banca e também à Consultoria.

Foi no Instituto Politécnico de Tomar que iniciou o seu percurso académico, na Licenciatura de Gestão de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional, integrando mais tarde o Mestrado em Gestão de Recursos Humanos.

Atualmente em processo de Doutoramento, incorpora o Quadro de Docentes no IPT, a par da sua função como Diretora de Recursos Humanos na SIX-FACTOR, uma prestigiada Software House.

Com forte interesse pelo trabalho científico também na área da Inteligência Artificial, atua na vertente da atração de Talentos, Retenção, Formação, criação de políticas de wok-life balance assentes num clima Organizacional saudável e caracterizado por um fortalecido contrato psicológico.

Catarina Nunes

Licenciada em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa (1992) com Pós-graduação em Sistemas de Informação - Especialização em Engenharia Empresarial, no Instituto Superior Técnico.

 

Atualmente Membro do Direção da EuroDefense Portugal e Economista do Gabinete de Estudos do Ministério da Economia.

 

Foi membro da administração da idD – Portugal Defence, como vogal e Presidente, e, ainda, Vogal da Administração da OGMA. Anteriormente foi adjunta do Ministro da Defesa Nacional para a definição de estratégia da Economia de Defesa Nacional, em linha com as prioridades da Comissão Europeia e NATO.

 

Também já foi adjunta do Secretário de Estado para a Modernização Administrativa; Coordenadora na Agência de Modernização Administrativa; Coordenadora da Unidade Funcional de Competitividade e Inovação no Ministério da Economia; Subdiretora-geral no Gabinete de Planeamento de Estratégia, Avaliação e Relações Internacionais do Ministério da Cultura.

Coronel Américo Henriques

Coronel CMD Américo José Guimarães Fernandes Henriques, nasceu em Lisboa, em 25 de Maio de 1946. Concluiu o curso da Academia Militar em 1970 e foi promovido a Alferes para a Arma de Infantaria. Desempenhou diversas funções ao serviço do Exército, salientando-se a de professor de História Militar e Estratégia no Instituto de Altos Estudos Militares. Foi ainda professor convidado na Universidade dos Açores. Foi Comandante de Companhia no Regimento de Infantaria de Tomar, Comandante de Batalhão na Escola Prática de Infantaria, Adido Militar junto da Embaixada de Portugal em Washington, Chefe do Serviço de Informações para a Área do Médio Oriente no Quartel General da NATO em Bruxelas, Chefe de Estado-Maior do Comando Operacional dos Açores e Chefe de Gabinete do Governador Militar de Lisboa. Tem proferido várias conferências de História Militar em Portugal, Espanha, França, Bélgica e Estados Unidos da América. É autor e apresentador da obra “Reis de Portugal” apresentada em DVD pelo Círculo de Leitores. Cumpriu uma Comissão de Serviço na Região Militar de Moçambique no Batalhão de Comandos de Moçambique em 1972-73. Da sua folha de serviços constam diversos louvores e condecorações salientando-se as de Comendador da Ordem de São Tiago da Espada, Grande Oficial da Ordem da Liberdade e a Medalha de Serviços Distintos grau ouro.

Duarte Caldas

Degree in Business Administation (UAL) and a Post – Degree in E-Business (INDEG/ISEG),
+25 years of professional activity (1998 … present)
Several IBM Certfications in Data and AI brand
My carreer in a glance: IBM Data & AI Technical Sales, IBM Business Analytics Tech-Sales, IBM Territory Marketing
Manager, PwC SAPR/3 FI Consultant. 
IBMer since October 2002

Filipe Machado

Mais de 35 anos de experiência em diferentes cargos e funções associadas às tecnologias de informação, estando atualmente a desempenhar as funções de Coordenador do Centro de Inovação e Tecnologia das Terras de Trás-os-Montes (CIT-TTM) que aposta na Transformação Digital e Turismo associado às terras do interior de Portugal, nomeadamente na formação e implementação de projetos de Inteligência Artificial.
Acumula funções como Auditor de Segurança da Informação, Gestão de Risco, Continuidade de Negócio, RGPD e é consultor em diversas entidades.

Hugo Teixeira Francisco


João Thomaz

Doutor em Engenharia e Gestão Industrial (IST/UTL), Mestre em Gestão (ULusíada), Especialista em Engenharia de Segurança (ISQ) e em Segurança de Voo (FAP) e licenciado em Ciências Militares – Artilharia (AM).

Docente universitário no ISLA-Santarém, Investigador, Formador, Facilitador e Consultor nas áreas de Administração, Avaliação e Gestão Estratégica de Pessoas e Organizações, Logística e Métodos de Investigação.

Desenvolve investigação no CEG-IST/ULisboa e no Grupo de Pesquisa em Gestão de Projetos do Centro de Informática/UFPE (Recife, PE, Brasil).

Revisor dos Encontros Nacionais de Engenharia de Produção (ENEGEP) da Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO, Rio de Janeiro, RJ, Brasil)

Luís Barreiro

Administrador do Grupo inCentea.

Mais de 30 anos de experiência em liderança e gestão de negócios, com foco em soluções
empresariais, estratégias inovadoras e previsão de necessidades de mercado.
Especialista em gestão empresarial, motivação de equipas e promoção do crescimento
sustentável de empresas.

Pedro Ferreira

Vogal do Conselho Diretivo Ordem dos Contabilistas Certificados. 

Com mais de 20 anos de experiência dedicados à Contabilidade Analítica ou de Gestão, doutorando em Contabilidade, mestre em Contabilidade e Finanças, pós-graduado em Auditoria Finanças e Contabilidade e licenciado em Gestão, e ex-docente do Ensino Superior. Atualmente, vogal da direção da Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC), vogal do colégio de especialista da contabilidade de gestão OCC, gestor e consultor na área da Contabilidade de Gestão.

Ricardo Correia

Partner de Tax da Service Line de Tax Technology & Transformation, onde tem liderado diversos projetos de transformação digital em organizações, tanto em Portugal como em Angola.

De entre os diversos projetos e soluções que tem desenvolvido, salienta-se às áreas de RPA (Robotic Process Automation), Data Analytics, Faturação Eletrónica, Faturação Certificada, Arquivo Digital e de SAF-T (PT) Compliance, entre outros.

Tem dinamizado diversas alianças com base nos principais vendors tecnológicos com soluções vocacionadas para a função financeira e fiscal.

Do seu percurso, conta com a liderança e gestão de diversos projetos de consultoria de gestão e tecnológica em diversos setores de atividade, em Portugal, Angola, Brasil e Bélgica. Tendo desempenhado ainda funções nos setores das Telecomunicações, Banca e Consultoria.

Possui duas licenciaturas: Economia e Gestão de Empresas, pela Universidade Católica Portuguesa.

Em progresso a realização (parte letiva concluída) de PhD em Economia pelo ISEG.

Eunice Lopes (Moderador)


Luís Francisco (Moderador)


Fernanda Aparício (Moderador)


Pedro Marques (Moderador)


Renato Domingues (Moderador)


Henrique Pinho (Moderador/Diretor da ESGT)


João Coroado (Presidente do IPT)


Luís Vaz

Partner of Stanton Chase Portugal. Formação superior em Gestão e Administração de Empresa na Universidade Europeia, Mestrado Executivo em Gestão de Porjectos pelo IUL-ISCTE e MBA pela AESE/IESE Business School, conta com 23 anos de uma carreira de sucesso em funções de desenvolvimento de negócio em grandes empresas de consultoria da Saúde, Agronegócio e Imagiologia. Nos últimos oito anos foi Senior Key Account Manager com responsabilidade direta pelo desenvolvimento de negocio em “XRay Solutions and Pharma” em grandes Organizações no sector da saúde.

Adriana Vassalo (ALUMNI)

Consultora de projetos, na unidade de projetos da empresa Adorior⁩, Assessoria Económica, Lda, em Torres Novas.
A unidade de trabalho é responsável por realizar projetos de investimento e projetos sociais, desde os apoios à contratação através das medidas de apoio do IEFP, a medidas de apoio do Portugal 2020 e 2030 até a medidas de Portugal Inovação Social.

Filipa Ferreira (ALUMNI)

Doutoranda em Políticas e Desenvolvimento de Recursos Humanos no ISCSP, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Mestre em GRH pelo Instituto Politécnico de Tomar, Pós-Graduada em Administração e Gestão de Saúde pelo ISLA-Leiria, Licenciada em Análise Clínicas e Saúde Pública pelo Instituto Politécnico de Bragança. Sub-coordenadora do Laboratório de Patologia Clínica do Instituto Português de Oncologia - Francisco Gentil, Coimbra.

Marco Maia (ALUMNI)

Consultor de Recursos Humanos na Luís Miguel Sousa Cadete Unipessoal Lda & Cityhall - Consultoria Pública e Privada, Lda.

Nuno Carpentier (ALUMNI)

Licenciado em Engenharia Informática e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico e em Gestão de Empresas pela Escola Superior de Gestão de Tomar.
Técnico Especialista de Informática no Município de Torres Novas
Sócio-gerente da Clínica Médica Dentária do Nogueiral, Lda
Gerente da Radiotorres, Lda (Rádio Local de Torres Novas)
Tesoureiro na APDPTN (Associação para a Promoção e Desenvolvimento dos Produtos de Torres
Novas)
Presidente do Fundo Social dos Trabalhadores do Município de Torres Novas
Secretário da Mesa da Assembleia Geral da SMUT (Sociedade Musical União e Trabalho de Lapas)
Membro da Ordem dos Engenheiros e da Ordem dos Contabilistas Certificados.
Presidente da Banda Operária Torrejana, no biénio 2019-2021.
1.º Secretário da Mesa da Assembleia Municipal de Torres Novas, no mandato 2017-2021

Sérgio Martins (ALUMNI)

Natural do concelho de Tondela, reside em Tomar há 26 anos.

Formador desde o ano 2000 nas áreas da restauração, licenciou-se em Gestão Turística e Cultural e Mestre em Desenvolvimento de Produtos de Turismo Cultural no Instituto Politécnico de Tomar entre os anos de 2014 e 2019. Desenvolve atividades de gestor cinegético e outros eventos em parceria com as entidades dos setores.

Colabora também com o Laboratório de Turismo L-tour como correspondente/ investigador convidado. 

No presente desempenha as funções de docente no agrupamento de escolas nº1 de Abrantes na área de Turismo, bem como na escola profissional de Torres Novas.

Sónia Calado (ALUMNI)

Contabilista Certificada e Membro Conselheiro da Ordem dos Economistas, inscrita no colégio de especialidade de Economia e Gestão Empresariais.

Após mais de 20 anos de experiência na área de gestão e contabilidade, decidiu ir ler o livro após ver o filme. Licenciada em Gestão de Empresas, em Contabilidade e mestre em Auditoria e Finanças. Formadora nas áreas de Gestão, Contabilidade e Fiscalidade, prossegue a procura de conhecimento ingressando no Programa Doutoral de Contabilidade.

Da sua carreira profissional, nos últimos anos, ligada à formação e à consultoria de gestão, destaca a veia empreendedora e o gosto pelo ensino, ressalvando que a sua “sorte” na vida, tem dado muito trabalho.

Teresa Santos (ALUMNI)

Licenciada em Turismo e Gestão do Património Cultural, começou o seu percurso no ensino superior em 2021, no Instituto Politécnico de Tomar. De momento, atua na vertente cultural e histórica do turismo enquanto estagiária profissional e voluntária. Como função é assistente de serviço educativo no Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota (CIBA).

Com interesse em explorar novas oportunidades, desenvolve um projeto de investigação e divulgação no Mosteiro da Batalha, e planeia expandir na sua área de conhecimentos pelo prosseguimento de estudos académicos e empíricos.